PALHASSENTAR A TERRA



O projeto PalhAssentar a Terra prevê a circulação do espetáculo circense “Somos Cromossomos” por cidades, distritos rurais e assentamentos do MST do Pontal do Paranapanema. A escolha destes espaços se dá pela grande quantidade de famílias que vive em locais com pouco ou nenhum acesso às produções culturais centralizadas nas grandes capitais, além da possibilidade de unir-se a movimentos que ocupam territórios de resistência e que fazem parte da grande parcela da população considerada como minoria e invisível.
Nós, habitantes das grandes cidades, nos distanciamos da relação com a terra e com o próprio território, a terra para nós está muito mais relacionada ao espaço em si e à especulação imobiliária do que à constituição de nossas identidades. Em nossas experiências anteriores em assentamentos, pudemos observar a força do pertencimento em relação à comunidade e à terra, uma vez que a terra é sua vida, seu sustento, seu saber-viver. E, se a cultura é a lente através da qual percebemos o mundo, consideramos que o contato com famílias assentadas nos ampliará as possibilidades de olharmos juntos a realidade sob outras óticas.




ESPETÁCULO “SOMOS CROMOSSOMOS”

            Seis palhaços desorientados se encontram depois de uma longa viagem pelo mundo para apresentar um espetáculo de variedades. A peça reúne números cômicos, música, percussão corporal, dança e marionetes, com simplicidade e precisão. "Somos Cromossomos" foi criado na Espanha por um grupo de artistas de diferentes nacionalidades especialmente para uma expedição aos campos de refugiados saarauís na Argélia em 2014. O nome Cia. Cromossomos remete à constituição primeira de todos os seres humanos, ao que há de universal e comum entre todas as pessoas.

PAPO DE PICADEIRO

Ao final de cada apresentação realizaremos um "Papo de Picadeiro", com o intuito de promover o intercâmbio afetivo entre artistas e populações locais e também o fortalecimento das ações de coletivos parceiros em outras comunidades através do compartilhamento de saberes, visões de mundo e sonhos.


Todas as ações propostas no projeto PalhAssentar a Terra são gratuitas e buscam dar continuidade à nossa pesquisa em humor popular e manter a característica mambembe do grupo, a partir da prática e do fazer em diferentes ruas e espaços de ação (praças, bairros), que podem vir a se converter em novas dramaturgias do espetáculo.

Comentários

Postagens mais visitadas